quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Patrocínia, a idiota

Patrocínia Marcondes Silva, também conhecida como PMS, é irmã de Eremildo, e como ele, é idiota.


PMS tinha um terreno no valorizado bairro da Pompéia, em Santos, aprazível cidade no litoral paulista. Mas PMS não sabia o que fazer com o pedaço de terra, localizado a duas quadras da praia.


Um belo dia, Espertalhildo resolveu adquirir os terrenos ao lado, para construir um vistoso prédio residencial. Como Espertalhildo tem olhos grandes, logo percebeu que se comprasse o terreno de PMS, seu prédio poderia ser bem maior e seus lucros também. Por isso, Espertalhildo propôs a PMS, a troca de seu terreno, por um imóvel localizado no bairro Vila Mathias, na mesma cidade. Este imóvel supostamente possuía valor semelhante ao de PMS e poderia lhe ser muito mais útil que o terreno da Pompéia, devido à excelente localização.



Ouvindo o conselho de pessoas desinteressadas, PMS resolveu fazer a permuta. Mas para ter certeza de que era um bom negócio, chamou um avaliador de sua confiança e pediu-lhe que estimasse o valor dos imóveis. A avaliação de um dos imóveis não agradou PMS. Por isso, ela procurou outro avaliador.


O novo avaliador singelamente calculou o preço de ambos os terrenos e concluiu que PMS ainda tinha uns trocados a receber. Embora não tenha levado em conta que, com a união do terreno de PMS aos terrenos vizinhos, a operação iria propiciar que Espertalhildo embolsasse muito mais do que deveria pagar. Muito mesmo.



PMS, sendo uma senhora de boa fé, desta vez aceitou sem maiores reservas as avaliações apresentadas e fez a troca. Hoje, o terreno da Pompéia é parte de uma luxuosa torre residencial.


Mas PMS é, também, uma senhora descuidada, pois logo depois de reformar a casa existente no seu terreno da Vila Mathias, relaxou na manutenção e deixou que a mesma ficasse em mau estado.


Porém, PMS é uma pessoa de sorte, pois se compadecendo da situação de seu imóvel, Oportunildo, o proprietário dos terrenos vizinhos, querendo ampliar seus negócios, procurou PMS e lhe propôs uma nova troca. Desta vez, o novo vizinho propôs a PMS que trocasse seu imóvel em mau estado, por outro supostamente de maior valor e cuja localização, segundo ele, seria melhor ainda: o bairro da Vila Belmiro, em Santos.


PMS ficou encantada, pois a casa da Vila Belmiro foi reformada e pintada com a cor de seu time preferido. Por isso, solicitou a avaliação dos imóveis envolvidos. Outro avaliador realizou o estudo, mas PMS não gostou do resultado e chamou o avaliador que havia trabalhado para ela na permuta anterior, que prontamente lhe atendeu. 


Como antes, o técnico desprezou a valorização que a incorporação do imóvel de PMS iria propiciar aos demais imóveis de Oportunildo, mas mesmo assim, PMS ficou satisfeita com o resultado, embora tivesse que pagar uns trocados ao vizinho.


Mas como Oportunildo é um sujeito altruísta, para sacramentar o negócio, abriu mão dos trocados. Por isso, daqui a poucos dias, PMS vai fechar o negócio, pois está segura de que vai fazer uma boa transação. Afinal, o que antes era um terreno na Pompéia, sem uso e que só lhe dava dor de cabeça, acabou virando uma bela casa no curvão do Canal 1.


A nova troca vai causar uma série de transtornos aos frequentadores do imóvel da Vila Mathias. Porém, PMS crê que logo eles se ajustam à mudança, embora outros lugares que costumam frequentar sejam muito distantes do curvão.


Mas será que desta vez ela vai cuidar bem do novo imóvel?


PS.: PMS também possuía outro terreno sem utilidade, no bairro do Embaré, em Santos. Poucos anos atrás, o vizinho deste imóvel, o Sr. Interessildo, que já havia comprado os terrenos ao lado e queria construir uma bela torre residencial, procurou PMS e lhe propôs adquirir aquele terreno. Com a operação, a torre de Interessildo seria maior ainda e todos ficariam muito felizes. PMS entusiasmou-se e pediu uma avaliação de seu imóvel. O resto da história eu conto depois, mas não é difícil adivinhar.

3 comentários:

  1. Cassandra como é que vocês permitem essa FARRA? A especulação imobiliária desenfreada e irresponsável, descontrolada reflete diretamente na vida dos cidadãos. Predios cada vez maiores, ruas cada vez menores, será que o exemplo de SÃO PAULO não é suficiente? Vamos repetir na baixada o mesmo erro cometido na Capital?

    ResponderExcluir
  2. No texto, só faltou esclarecer q a senhora PMS provavelmente mantém amizades escusas há muito tempo com os senhores Espertalhildo, Oportunildo e demais membros da gangue para ela levar o seu trocado, enquanto a população em torno ainda é ludibriada pela imagem de "melhoria" e "desenvolvimento" trazidas pelos empreendimentos desses "nobres" (kkk) senhores. E por conta dessa ilusão, essa pobre população, com o delírio coletivo d acreditar q faz parte dessa elite, e com medo do retorno de Pedro Tibúrcio (PT), q acreditam ser o capeta em forma de gente, ainda continua creditando seus votos para a continuação dessa pobre administração da senhora PMS e seus 40 maLADRÕES.............

    ResponderExcluir
  3. Querido Lucas,
    Onde andou no primeiro semestre onde me esgoelei feito louca pelos quatro cantos da cidade,junto com um grupo de pessoas tentando modificar as leis que permitem isso que vc chama de farra? Infelizmente fiquei numa solidao danada e fui derrotada em inumeras emendas populares outras nossas que buscavam mudar essa situaçao.
    A proxima chance agora é só nas eleicoes.
    Portanto "inclua-me fora dessa" da sua critica (com a qual concordo)
    abraço
    Cassandra

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...