quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sim, nós também salvamos vidas



Cerca de 100 pessoas (a maioria profissionais da enfermagem) participaram nesta terça-feira (dia 26) de audiência pública promovida pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Santos, em parceria com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo.

A categoria reivindica jornada de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. E, no caso dos profissionais da Prefeitura,também a transposição da letra “P” para a “Q”, que classifica os trabalhadores com nível superior no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Durante a audiência, que contou com a participação de vereadores e de representantes de entidades e federações dos trabalhadores da Saúde, os profissionais manifestaram seus anseios. Um dos depoimentos mais emocionantes e que traduziu o sentimento da categoria foi o da enfermeira Cristina Paolozzi (foto abaixo), que reproduzimos a seguir.

Caros colegas, vereadores, e demais autoridades. Estar aqui, com certeza, me dá muito orgulho de ser enfermeira. E fazer parte deste exercício democrático, faz muito bem à nossa alma.

O motivo da nossa discussão de hoje é a defesa da jornada de 30 horas para todos os profissionais da enfermagem. Estamos acompanhando essa luta há alguns meses, e, com alegria, compartilhamos algumas vitórias, que esperamos alcançar aqui em Santos também.

Custe o que custar, vamos batalhar por esse direito, pois os profissionais da enfermagem não são os “empreguetes” da saúde, e sim a essência da esperança e do cuidado.

Somos parte de uma equipe multiprofissional, onde todos cumprem o seu papel. E o fruto disso é a recuperação plena da saúde de quem sofre, de quem não tem nada mais a perder e pode contar sempre conosco.

Estudamos pelo menos sete, oito anos, entre graduação e especialização, para dedicar a exclusividade do prazer de cuidar das pessoas com conhecimento e responsabilidade.

Fazemos a diferença entre uma amputação de pé e o uso de cadeiras de rodas. Fazemos a diferença entre uma UTI e a morte. Fazemos a diferença quando você é o próximo e o chamamos pelo nome.

Nesta cidade fizemos a diferença quando, há 20 anos, revolucionamos a saúde pública na criação de novos serviços de saúde com o (prefeito) David Capistrano. Fomos nós enfermeiros que lideramos as chefias nas policlínicas e na assistência domiciliar.

Nesta cidade fizemos a diferença há mais de 40 anos atuando no atendimento pré-hospitalar. Pois muito antes de se falar em SAMU, éramos nós enfermeiros que gerenciávamos esse serviço nos pronto-socorros, buscando junto com os auxiliares de enfermagem fazer o melhor.

Somos mulheres e homens, que diariamente saímos de nossas casas com a certeza de que iremos salvar vidas. Sim, nós também salvamos vidas.

Proponho que nossa união nesta luta continue permanente. Proponho que de hoje em diante, nossa união se transforme em uma pedrinha nos sapatos de nossos governantes. Assim, sairemos dos porta-retratos de que somos sinônimos de compaixão, e passaremos a fazer parte das prioridades, do reconhecimento, e da importância do pessoal da saúde.


Nossa meta nesta cidade é de 30 horas já! E letra “Q” para quem faz a diferença! Parabéns enfermeiros, meus colegas, meu amigos. E até a vitória!”

Um comentário:

  1. OS FARMACÊUTICOS DA PREFEITURA DE SANTOS TAMBÉM APÓIAM OS COLEGAS E O MOVIMENTO!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...