domingo, 3 de junho de 2012

Lei de Zeis: Cassandra apresenta novas propostas


Na audiência pública realizada na Câmara de Santos, no último dia 30, com a participação de cerca de 200 pessoas, a vereadora Cassandra além de apresentar os principais itens do Projeto de Lei Complementar 81/2011, que altera a Lei de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), trouxe para o debate novas propostas.

Uma das sugestões, que poderá ser transformada em emenda ao projeto, tem como objetivo priorizar o atendimento de famílias de baixa renda, conforme a Lei Federal do Programa Minha Casa, Minha Vida. Para isso, em áreas de Zeis2 (terrenos subutilizados ou não utilizados) ou em Empreendimento Habitacional de Interesse Social (Ehis), pelo menos 50% das unidades produzidas deverão ser destinadas às famílias com renda de até 3 salários mínimos. O restante, às famílias com renda de no máximo 6 salários mínimos.

Conforme o projeto da Prefeitura enviado à Câmara, é considerada população de baixa renda, a família com renda mensal de até 10 salários mínimos.

Morros
Para controlar o adensamento populacional, Cassandra sugeriu limitar o número de pavimentos (térreo, mais quatro) em construções em Zeis e em Ehis nos morros. Isso porque, áreas como as próxima a lagoa do Morro da Nova Cintra, por exemplo, se muito verticalizadas resultarão em mais problemas ao já impactado sistema viário.

Cassandra ainda destacou a necessidade de antes de aprovar o projeto de Zeis, verificar, com base na carta geotécnica de Santos e no Plano Municipal de Redução de Riscos (atualizado pelo IPT), áreas sujeitas a escorregamentos e que devem ser excluídas da proposta.

Para analisar as sugestões apresentadas, uma reunião entre vereadores, representantes da Secretaria de Planejamento e da Defesa Civil deverá ocorrer nesta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...