sexta-feira, 9 de março de 2012

No Dia Internacional da Mulher, Cassandra homenageia Suely Morgado

Como forma de homenagem às mulheres, a vereadora Cassandra, única parlamentar da atual legislatura, dedicou boa parte de sua fala durante a sessão desta quinta-feira (8 de março – Dia Internacional da Mulher) para destacar a coragem daquelas que lutaram ao longo da história pela igualdade de gêneros. Citando romanas e gregas, até chegar nas brasileiras, a conquista pelo direito de votar e ser votada, e a eleição de uma mulher para a Presidência da República, ela fez especial reverência e ex-vereadora Suely Morgado, que atuou na Câmara de Santos entre 1997 e 2008.

Mesmo com os avanços, Cassandra reforçou que a caminhada pela conquista desses direitos ainda será longa. Como exemplo, citou a subrepresentação política, apesar de as mulheres serem maioria no Brasil. “É uma grande honra para mim representar todas as mulheres de Santos, mas é um peso imenso, uma solidão imensa e uma injustiça imensa eu estar aqui sozinha. Por isso, eu gostaria de compartilhar esse 8 de março com uma companheira muito especial e que durante muitos anos carregou essa bandeira comigo. E a mão dela era mais firme que a minha nesta luta. A companheira Suely Morgado, que continua numa luta pessoal, mas com a mesma combatividade de guerreira”.

Lembrando aos presentes que todos ainda carregam elementos de uma cultura machista, a vereadora disse que sociedade está aos poucos se apropriando da bandeira feminista e criando meninos e meninas com uma formação mais aberta.

O feminismo não disputa poder. Já o machismo trata como propriedade. Trata como alguém sendo melhor que o outro gênero. O feminismo luta por igualdade. E o futuro da humanidade é a igualdade de gênero, de raça, de etnia. Esse é o estágio sublime para o qual caminhamos”.

Requerimentos
Para destacar ainda mais a data, a vereadora apresentou dois requerimentos que tratam de políticas públicas para as mulheres. Num deles, ela cobra do Executivo informações sobre as providências adotadas para garantir junto ao Tribunal de Justiça do Estado a instalação em Santos de Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Cassandra também cobrou da Prefeitura o cronograma de obras para construção do Complexo Hospitalar de Saúde da Mulher, projeto divulgado no Programa Anual de Saúde de 2011 e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

Evento com a senadora Marta Suplicy
Presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher, a vereadora Cassandra quer o envolvimento da cidade, no próximo dia 16 (sexta-feira), em evento que contará com a presença da senadora Marta Suplicy (PT).

A atividade com representantes da sociedade civil e do poder público, visando ações que coloquem homens e mulheres em pé de igualdade (com destaques para a questão econômica e a representação nos espaços de poder público e privado), será realizada no auditório da OAB (Praça José Bonifácio, 55, 2º andar, em Santos), das 9 às 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...