Aos poucos vem sendo superada a crise gerada pela interdição, por parte da Prefeitura, do desembarque de pescados junto à balaustrada da Ponta da Praia, ocorrida no começo do mês.
A proibição do desembarque efetuado por pescadores artesanais, fornecedores dos comerciantes da Rua do Peixe, colocou em risco a comercialização de pescados e a própria sobrevivência de dezenas de trabalhadores.
Com o apoio da Comissão de Vereadores da Pesca, presidida pela vereadora Cassandra, foi costurado um acordo entre Prefeitura (com a participação decisiva e acertada da secretária de Finanças, Mirian Cajazeira) pescadores e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para que o desembarque passasse a ser realizado nas dependências do Terminal Pesqueiro Público de Santos (TPPS).

Agora, com a colaboração da Prefeitura, que construiu uma rampa de acesso (foto), os pescadores já estão efetuando a descarga de pescados com regularidade. Além de contribuir para que a atividade fosse mantida, a soma de esforços da Secretaria de Finanças e do Ministério se revelou em resultado benéfico para o TPPS.
A expectativa agora segundo Cassandra, é que aos poucos estes pescadores se adequem aos requisitos sanitários exigidos pelo Serviço de Inspeção Sanitária, o que vai garantir melhor qualidade ao produto e gerar mais renda às famílias.
O acesso de artesanais ao TPPS é um antigo sonho do setor pesqueiro da Região, mas o projeto de construção de um píer especial para o uso desta categoria, ainda está em fase de planejamento, pelo MPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário