Vamos imaginar Boston, nos EUA, com uma temperatura de zero grau, neve na janela, e um pronto-socorro sem calefação. É o mesmo caso de Santos nos últimos dias.
Vou explicar: recebi três telefonemas “acalorados” de pacientes e funcionários do Pronto-Socorro da Zona Leste. A unidade, pelo que pude apurar, é a pior (dos três PSs) em termos de refrigeração. Falta ar condicionado na recepção, consultórios, salas de atendimento (curativo, sutura, medicação, soro e terapia), repouso (oito leitos), e nos corredores onde ficam pacientes aguardando atendimento. Só não falta para o setor administrativo.
E os que estão funcionando drenam mais água para dentro das salas do que refrigeram, como é o caso do repouso feminino, da sala de inalação, da sala de gesso, raio-x, entre outros. Na sala de emergência está o único aparelho adequado. O equipamento foi trocado recentemente.
Por causa do excesso de calor, funcionários têm passado mal durante o trabalho e a chefia deve ter dificuldade de reposição, pois ninguém quer ir para lá.
Lanço um desafio para o chefe do Departamento de Administração, José Roberto (quem deveria tomar providências) e para o secretário de Saúde, dr. Odílio Rodrigues. Desliguem os aparelhos de ar condicionado de suas salas até que todos os PSs estejam refrigerados!

Pasmem com a resposta do responsável pelas unidades de saúde (incluindo as que estão com problemas de refrigeração): “o local deve ser dotado de condições mínimas, entre elas o conforto térmico”. Entre os problemas provocados pelo calor, o dr. Odílio citou o comprometimento do desempenho do trabalhador.
Parece até piada pronta.
Que papelão, hein, secretário. Tá frequinho aí no seu gabinete refrigerado?
ResponderExcluirSó mesmo esse governo pra achar que está tudo lindo nessa cidade. Abre o olho, prefeito!
Parabéns pelo blog.
To morrendo trabalhando lá !!!!!
ResponderExcluirPor que não faz um projeto de lei obrigando todas unidades de saude de serviço publico terem climatizacao adequada tanto no calor quanto no frio, assim como os bancos, shoppings, supermercados etc????
ResponderExcluir