domingo, 16 de outubro de 2011

Mudanças pífias na Saúde

Pífio. O adjetivo foi utilizado pela vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT), na sessão desta quinta-feira (dia 13), para classificar as mudanças na Saúde efetuadas nos últimos anos. O comentário ocorreu durante discussão de requerimento de autoria do vereador Banha, solicitando informações sobre o tempo de espera no Pronto-Socorro Central. Segundo a parlamentar o pouco que foi mudado não resolveu os problemas do setor que, volta e meia, são mostrados na imprensa local.

Na opinião de Cassandra, a secretária Maria Ligia Lyra Pereira já teve tempo suficiente para começar a solucionar as falhas do setor. Há cerca de quatro meses no cargo e como servidora ela é “bastante conhecedora dos nós e entraves da Saúde. Portanto não há neste momento nenhuma escusa para que não enfrente-os”.

Cassandra relembrou a “celeuma” criada pelo prefeito João Paulo Tavares Papa ao elevar os médicos de PS, serviço de urgência e emergência, “a categoria de seres especiais”, proporcionando gratificações maiores para esses profissionais, o que precisou ser aprovado na Câmara.

“Tudo o que o prefeito disse que precisava ser feito, foi feito: reforma administrativa com aumento do número de cargos de confiança, aumento substancial para chefias, concursos, contratação irregular de plantonistas com cheque administrativo. Resultado: pífio”.

Agora, conforme Cassandra, que é presidente da Comissão Permanente de Serviço Público, a secretária quer mudar a jornada de trabalho e a forma como são compostos os plantões das equipes de saúde, criando o esquema de 12 horas por 36. “Isso não melhora nada porque não vai mexer com os médicos. Há que se ter coragem de mexer, mas com as coisas certas”.

Cassandra defendeu um plano que conquiste adesão definitiva dos médicos, baseado em outro tipo de vantagem “que não seja vista grossa para quem não cumpre horário como forma de remunerar adequadamente”.

A vereadora ainda sugeriu que a secretária vá até as unidades de saúde discutir com os servidores “o que é que o 12 por 36 vai melhorar na vida deles e na vida dos pacientes”.

Um comentário:

  1. Esse esquema 12x36 não é Bom pra ninguém!!!! a Enfermagem está numa luta pela conquista das 30 horas....
    a secretária está contra a maré
    A saúde está doente.... o câncer está disseminado...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...