sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Do blog Sidnei Aranha: Cassandra, a cidadã de Santos

Apesar de ter nascido em Birigui, a vereadora petista Cassandra Maroni, sempre teve uma relação afetiva com a cidade de Santos. O "namoro" começou na infância e se tornaria intenso, a ponto de trazer definitivamente, há 22 anos, uma mulher de fibra, atuante e com um engajamento político que lhe acompanha desde os tempos em que estudava Geologia na USP, na época, um dos epicentros de resistência contra a ditadura militar.


Na década de 80, como diretora para a Baixada Santista da União Estadual dos Estudantes, percebeu que Santos já lhe conquistara e intensificou o contato com várias lideranças de esquerda da cidade, um embrião daquilo que viria a se tornar o PT Santista. Eram artistas, intelectuais, progressistas, pessoas que acreditavam que era possível transformar o país numa luta democrática.


Depois de já formada e já militante do PT, trabalhando no Instituto de Geologia, ajudou a elaborar um projeto pioneiro na área de contenção e controle dos deslizamentos nos morros, o que acabou lhe proporcionando um convite da prefeita da época, Telma de Souza, para que fizesse parte do governo municipal. A partir de 1989, então, Cassandra começa a coordenar em Santos uma equipe técnica com o intuito de resolver os graves problemas dos morros da cidade.


Com esse trabalho, Cassandra conseguiu, unindo a geologia com o idealismo político que tem, revolucionar a forma como o problema era dimensionado. Implementou,  com a integração das diversas pastas das duas gestões petistas, uma "teia social" consistente,  aliando conhecimento técnico e participação popular, que ainda hoje serve de exemplo ao país.


Dando sequência ao chamamento político, se candidata e se elege vereadora em 1996. Durante esses 15 anos de vida política, a vereadora Cassandra sempre se mostrou aguerrida em defender as causas nas quais acredita. Desde uma de suas primeiras bandeiras, que foi contra o nepotismo, afinal, deve-se muito a ela, o fato de Santos ter uma lei contra o nepotismo, até a sua batalha mais recente, pela implementação de um Plano Diretor feito com uma participação mais efetiva da população, através das audiências públicas, indo de encontro ao interesses dos “barões” da especulação imobiliária.


Em reconhecimento a esse trabalho, merecidamente a vereadora Cassandra receberá o título de "Cidadã Santista", no próximo dia 21 de outubro, proposto pelo então presidente da Câmara, Marcus De Rosis. Se os requisitos para tamanha deferência são dedicação e amor à cidade através de ações consistentes visando o bem estar de toda a população, enaltecendo assim os princípios da cidadania, a escolha foi mais que acertada. Parabéns vereadora Cassandra! Na verdade, Santos foi quem a escolheu, pois lhe sabia necessária!


Sidnei Aranha é advogado
www.sidneiaranha.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...