terça-feira, 26 de abril de 2011

É só embromation

“Em 14 anos nesta Casa, eu nunca me senti derrotada. Não vai ser dessa vez. É importante fazer esse exercício". A conclusão é da vereadora Cassandra depois de ver rejeitada na sessão desta segunda-feira (dia 25) a convocação do secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Márcio Lara, para prestar esclarecimentos sobre o Programa Santos Novos Tempos. A discussão do requerimento da parlamentar durou cerca de uma hora.

Na semana passada o secretário participou de audiência pública na Câmara sobre o mesmo assunto. Mas ao invés de dar conta do andamento do projeto tão alardeado pelo governo desde 2006, se limitou a mostrar um vídeo institucional da proposta e a repetir a promessa de que o Santos Novos Tempos resolverá todos os problemas de enchentes na Zona Noroeste e de riscos nos morros. Como representante do Executivo, Lara não se deu nem ao trabalho de apresentar um cronograma exato das obras previstas.

Por isso, a vereadora resolveu manter o requerimento de convocação. “Os moradores da Zona Noroeste que aqui estiveram na audiência pública foram embora agastados, desiludidos. A população não tem mais direito de cobrar quando a água invade suas casas, porque esses senhores muito bem vestidos respondem que tudo será resolvido em cinco anos. Há anos dizem a mesma coisa. É só embromation”, afirmou Cassandra ao defender a aprovação do requerimento.

Cronograma de obras, itens contratados com o Banco Mundial – com o qual a Prefeitura assinou empréstimo de US$ 44 milhões em fevereiro do ano passado -, prestação de gastos e outras dúvidas levantadas durante audiência realizada no dia 20 não foram respondidas pelo secretário.

Em plenário, Cassandra voltou a defender um plano preventivo de defesa civil para a Zona Noroeste. Seguindo a tábua de marés e a previsão meteorológica, a Prefeitura, com núcleos de moradores, poderia estabelecer ações para dias de maré alta, bem como um sistema de alerta. “Essas pessoas (que sofrem com as constantes inundações) deveriam ter ainda um bom desconto ou não pagar nada de IPTU até que o salvador Santos Novos Tempos saia”.

Apesar dos apelos da vereadora sobre a importância de dar transparência ao programa para a população, em especial aos moradores que aguardam as obras de macrodrenagem na Zona Noroeste, e de eliminação de riscos nos morros, a base governista, que tentou convencer Cassandra a transformar a convocação em convite (o que ela recusou), votou contrário ao requerimento.

Em tempo: quando um secretário municipal é convidado a comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos sobre determinado assunto, ele não é obrigado a ir. Já quando é convocado, tem obrigação de comparecer e dar explicações aos vereadores.  

Projeto cabeça de bacalhau


Matéria publicada na edição de hoje (dia 26) do jornal A Tribuna detalhou o embate no plenário entre a base governista e a bancada do PT. O texto destacou ainda frase da vereadora Cassandra que chamou o Santos Novos Tempos de projeto cabeça de bacalhau: "dizem que existe, mas a gente nunca vê".

(basta clicar na imagem para ampliar e ler)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...