quarta-feira, 23 de março de 2011

`Bora´ comprar os Estivadores mas sem vacilar em torná-lo hospital público, prefeito!

A Câmara vota hoje, em segunda discussão, projeto de lei que autoriza a Prefeitura a comprar o prédio do antigo Hospital dos Estivadores, na Avenida Conselheiro Nébias, por R$ 13 milhões.

A aquisição do imóvel visa diminuir um dos principais déficits da Saúde: leitos hospitalares. É claro que sou favorável a compra do prédio, que hoje está sem uso e se deteriorando. No entanto, apresentarei quatro emendas à proposta na intenção, principalmente, de precisar o texto.

Dois detalhes do projeto me saltaram aos olhos. Um deles diz respeito ao uso do imóvel. O texto é nebuloso quanto a destinação. Tem que ficar claro que vai adquirir o prédio para ser hospital e não para encher de mesas e serviços burocráticos ainda que ligados ao setor.

Ainda mais que quando o assunto é hospital, o prefeito Papa está devendo e muito para a população. Devendo porque enfraqueceu o Hospital da Zona Noroeste, desativando todos os leitos de UTI (adulto), restringindo o número de leitos e cirurgias, e improvisando lá a Maternidade Silvério Fontes.

Por sua vez, na Barão de Paranapiacaba, onde funcionava o Hospital e Maternidade, hoje não há mais um único leito hospitalar, e sim a Central 192 e a Central de Regulação de Vagas.

O outro detalhe que me chamou atenção foi o fato de o valor da compra não estar especificado no texto da proposta. O montante aparece apenas no impacto, anexo, o que me faz crer que estamos fazendo um voo cego. Gastar R$ 13 milhões é coisa muito séria, ainda mais com a nossa autorização.

Quem sabe este futuro hospital público, em Santos, mereça ser chamado Dr David Capistrano Filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...